Unijorge
Curso: Pedagogia 6° semestre
Professora: Ezileide Santana
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir".(Jean Piaget)
1. Justificativa:
Reesiginificar o meus conhecimentos na pratica de maneira prazerosa na diversidade social escolar, o qual o sujeito esta inserido, pois o estagio me aproxima de maneira direta com o real , na constatação entre o conhecimento da teoria na pratica, de modo a interagir com o meio, através da ludicidade, contribuir para aprendizagem da criança, tornando as aulas mais dinâmicas e prazerosas.Pois a maioria das escolas restringem as crianças a atividades repetitivas de discriminação viso-motora e auditiva.
2. Objetivos Gerais e Específicos:
Proporcionar as crianças atividades ludicas, potencializando e ampliando a capacidade que a criança tem em transformar o real . Pois desde cedo a criança possui uma natureza, singular que as caracterizam como seres que pensa e sentem o mundo de um jeito próprio. Pois o brincar desenvolve os aspectos cognitivos e social da criança.,formando-as em pessoas criticas e reflexiva , criativas, que descubra, criem, inventem, reinventem,socializando o respeito mutuo, e não sujeitos que aceite tudo o que lhe é apresentado ou até mesmo imposto.
Ampliar através de jogos e brincadeiras as possibilidades de leitura e escrita, resolver situações problemas que envolvam, operações,contagem, medidas,coletando organizando e registrando informações.
3. Metodologia:
Conceber atividades lúdicas, através de brincadeiras e jogos de caráter responsável e educativo, possibilitando o aumento da autoestima, o autoconhecimento de suas responsabilidades e valores o respeito ao outro, na troca de informações e experiencias.
Crianças de 06 anos:
Recursos Utilizados:
Cartolina, papelão, canetinhas, tinta guache, palitos de sorvete, revistas, folhetos de supermercados, jornais, bambolês, garrafas pet, tinta guache, cola colorida, tesoura, cola branca, eva,caixa de sapato,
- Que há de diferente?
Grau de Dificuldade: simples.
N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: de 4 a 6 crianças)
N.º de adultos: neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto.
Forme equipes.
O coordenador diz:
- Todos têm 3 minutos para examinar o que vêm à sua volta. Agora, saiam da sala.
Rapidamente, troque de lugar alguns objetos ou pequenos móveis. E diz:
- Entrem todos! Mudei várias coisas de lugar. Dou-lhes um minuto para ver se as descobrem. Pronto? Anotem depressa as mudanças efetuadas.
Os jogadores entregam-lhe as listas, que devem ser assinadas. Marque 2 pontos para as observações certas. Tire um ponto por objeto indicado erradamente.
O jogo deve ser realizado por equipe. Quando o minuto de observação estiver esgotado, as equipes saem e se agrupam. Os jogadores de cada equipe têm 3 minutos para dialogar em voz baixa e organizar uma lista comum.
Ganha a equipe que fizer mais pontos.
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Rapidamente, troque de lugar alguns objetos ou pequenos móveis. E diz:
- Entrem todos! Mudei várias coisas de lugar. Dou-lhes um minuto para ver se as descobrem. Pronto? Anotem depressa as mudanças efetuadas.
Os jogadores entregam-lhe as listas, que devem ser assinadas. Marque 2 pontos para as observações certas. Tire um ponto por objeto indicado erradamente.
O jogo deve ser realizado por equipe. Quando o minuto de observação estiver esgotado, as equipes saem e se agrupam. Os jogadores de cada equipe têm 3 minutos para dialogar em voz baixa e organizar uma lista comum.
Ganha a equipe que fizer mais pontos.
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- Coelhinho Sai da Toca;
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Material: arcos, bambolês
Duração: : enquanto as crianças estiverem concentradas na brincadeira ;
Faixa Etária: crianças de 3-6 anos
Parte Prática:
Os arcos ou bambolês deveram ser espalhados pela área onde se desenvolverá a brincadeira (quadra poliesportiva, campo de futebol, pátio, etc), sem um arco a menos que o n° de participantes.
Ao sinal " coelhinho sai da toca" que é dado pelo participante que não tem nenhum arco, os demais e também a criança que deu o sinal deverão procurar um novo arco, ou seja, uma nova toca.
Este procedimento deverá se repetir até que as crianças não estejam mais concentradas na brincadeira, neste momento uma nova brincadeira deve ser iniciada.
Observação : para se trabalhar com crianças não existem regras, e toda brincadeira pode ser adaptada de acordo com as condições do local e do interesse das crianças.
- Estátua ;
Material: um espaço privado
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 6 - 12 anos
Parte Prática: o professor sugere ou uma roda ou um local mais alto como um palco onde as pessoas possam ver com facilidade o que será feito . Duas crianças serão escolhidas para ir a frente , as quais serão estátuas, ou seja, não poderão se movimentar. Em seguida dois-a-dois da platéia devem ser chamados para modificar como queiram as duas estátuas. Após feita a modificação, o participante pode receber a pontuação dos outros e substituir as estátuas antigas. A dupla que receber maior pontuação será a campeã.
Observação: O professor poderá estabelecer vários critérios de avaliação como: a mais engraçada, a mais criativa, a mais horrível, a pior, etc...

Objetivo: Familiarizar as crianças com os números e suas respectivas quantidades, promovendo a discriminação e a comparação das diferenças; Desenvolver a concentração.
Procedimentos: O jogo foi confeccionado com caixas de pasta de dente, no total 27 peças por jogo de dominó, as peças foram compostas de números e quantidade, no momento do jogo as crianças observaram e encaixaram cada número próximo a sua quantidade. Todas as peças devem ser jogadas até que o dominó esteja exposto por completo para visualizarmos no chão.
Procedimentos: O jogo foi confeccionado com caixas de pasta de dente, no total 27 peças por jogo de dominó, as peças foram compostas de números e quantidade, no momento do jogo as crianças observaram e encaixaram cada número próximo a sua quantidade. Todas as peças devem ser jogadas até que o dominó esteja exposto por completo para visualizarmos no chão.
- Jogos de caça-palavras e cruzadinhas
Objetivo:Estimular a aquisição de vocabulário e concentração, a capacidade e domínio de leitura e escrita,identificando as letras que formam palavras escondidas.Uma excelente atividade para trabalhar as questões ortográficas numero de letras,letra inicial e final de cada palavra.
Procedimentos: Atividade impressa em papel sulfite, a qual as crianças identificam as palavras, através de dicas, figuras ou até mesmo a própria palavra em destaque palavras.
4. Avaliação;
O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança,em todas as atividades aplicadas farei registro escritos abordando os conteúdos trabalhados, o desenvolvimento individual de cada aluno, atraves de uma reflexão,critica no que foi aplicado em sala de aula, resaltando o que for significante para o meu aluno e o meu desempenho profissional.
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